/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */
15.09.2025 NOTÍCIA

Efaserra sedia evento da Fetag para apresentar Projetos de Recuperação de Biomas à comitiva do Grupo CPFL

A escola participa do projeto com 53 jovens e suas famílias, de 17 municípios. O grupo é integrado por egressos, estudantes do estágio, jovens do primeiro, segundo e terceiro anos
COMPARTILHE

No dia 8 de setembro, a Efaserra sediou evento organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), que recebeu a comitiva do Grupo CPFL, incluindo diretores da China, que vieram acompanhar de perto os Projetos de Recuperação de Biomas em Caxias do Sul. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) também participou da agenda. A Efaserra participa do Projeto Recuperação de Biomas II.

A programação começou na escola Efaserra, com acolhida da comunidade escolar, e seguiu com visita à propriedade da família Motter Uez, beneficiada pelo projeto. A comitiva conheceu ações de recuperação ambiental, revitalização de viveiro de mudas nativas, resgate de sementes crioulas e produção de uva.

A comitiva foi recebida pelos jovens agricultores Victor Motter Uez e Milena Motter Uez, egressos da Efaserra. Eles apresentaram a história da família, seu vínculo com a agricultura e suas produções. A família integra o projeto e irá realizar duas ações: recuperação de solo e biodiversidade em área de preservação permanente devido a danos causados pela enchente de 2024; e propagação de espécies para recuperação ambiental e produção de frutas nativas no sistema agroflorestal.

No espaço da escola, foram apresentadas à comitiva as práticas sustentáveis desenvolvidas pelos estudantes da Efaserra, como biodigestor, estufas, composteira, pomares, meliponicultura, captação de água da chuva e sistemas agroflorestais vinculados ao Projeto Recuperação de Biomas II.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, destacou a importância do projeto para a permanência das famílias no campo e a sucessão rural, enquanto o tesoureiro-geral e coordenador do projeto, Agnaldo Barcelos, ressaltou o valor da parceria entre agricultores, escolas, governo e empresas.

O encontro também serviu para reforçar a colaboração entre Fetag-RS, CPFL e Sema e foi encerrado com integração cultural e social, fortalecendo ações em prol da sustentabilidade e da agricultura e pecuária familiar no Rio Grande do Sul.

Participação da Efaserra

O Projeto Recuperação de Biomas II visa promover a sustentabilidade ambiental a partir de duas práticas de conservação ambiental ou mitigação de danos ambientais em áreas de produção familiar. Da Efaserra, são 53 jovens e suas famílias, de 17 municípios, beneficiários do projeto: o grupo é integrado por egressos, estudantes do estágio, jovens do primeiro, segundo e terceiro anos.

A engenheira agrônoma Heloísa Camello é responsável técnica pelo projeto na Efaserra. Ela relatou à comitiva da CPFL as ações que serão realizadas na escola. Na visita, os estudantes Gabriel Arbugeri, Micael Reginatto e Carlos Euduardo Rech, beneficiários do projeto, falaram à comitiva sobre funcionamento e ações da Cooperativa Escolar COOPEFA, a qual são associados.

O evento na Efaserra reuniu representantes da CPFL e State Grid Corporation of China, Me. Chen, presidente do Conselho de Administração do Grupo CPFL, e Sara Hong Zha, assessora do Conselho da CPFL Energia;  Rodolfo Sírio, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Grupo CPFL; Guilherme Donato Pagliarini, gerente de Operações e Meio Ambiente do Grupo CPFL; Mônica Leite, coordenadora de Meio Ambiente da RGE;  Rosângela Bortoluzzi, coordenadora de Meio Ambiente da CPFL Transmissão;  Carlos Joel, presidente da Fetag RS; Eugênio Zanetti, vice-presidente da Fetag; Agnaldo Barcelos - Diretor de Finanças e coordenador dos Projetos da Fetag RS; Camila Rode, diretora da Fetag e coordenadora de jovens.

Texto com conteúdo da Assessoria de Imprensa da FetagRS