/* #region REDES SOCIAIS */ /* #endregion */
01.03.2024 NOTÍCIA

Jovens do 3º Ano sugerem ideias para a agropecuária na Maratona de Inovação

Estudantes participaram de atividade organizada pela Prefeitura de Caxias do Sul, durante a 34ª Festa Nacional da Uva
COMPARTILHE

A 2ª Maratona de Inovação da Prefeitura de Caxias do Sul ocorreu na quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, com os estudantes do 3º ano da EFASERRA. Mais de 50 jovens, divididos em oito equipes, trabalharam na busca de soluções para melhorias na agricultura e pecuária.

A ação foi organizada pela Prefeitura de Caixas do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sdei), Secretaria da Agricultura (Smapa), em parceria com o Sebrae e a EFASERRA.

Os participantes se reuniram nos pavilhões da Festa da Uva. Foram formadas oito equipes que receberem orientações e mentoria para o desenvolvimento dos trabalhos.

Na atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar as metodologias de inovação para criação de novos negócios, além de exercitar o trabalho em equipe e a criatividade.

Divididos em grupos, precisaram identificar problemas relacionados à agricultura e pecuária e apresentar soluções. Para o processo de identificação e busca da solução, os jovens receberam mentoria de profissionais da área e puderam conversar com agricultores que são expositores na Festa da Uva.

Após apontarem problemas, definir qual a causa a ser trabalhada, os grupos apontaram uma solução inovadora, definindo, entre outras ações, o público-alvo, realizar pesquisa bibliográfica e indicar resultados e impactos da ação proposta.

Os grupos apresentaram soluções para uma banca avaliadora composta por: Betina Bittencourt (UERGS); Bruno Fochezatto (Sicredi); Josiane Ferreira (Ellos Hub); Milene Rostirolla (Inova RS) e Marcos Regelin (Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul -CAAF).

O 1º lugar ficou com o grupo “Grão Protegido”, com indicação de ação para redução de desperdício na colheita e no transporte de grãos; o 2º lugar foi para a equipe “Tchê Monitoramento”, com proposta de monitoramento em tempo real de animais de produção, utilizando chip para rastreamento na identificação de animais, como forma de prevenção ao abigeato; e o 3º lugar ficou com a equipe  “Sul Assistência Agro”, com a sugestão de criar um aplicativo digital para orientar e informar produtores rurais na condução de plantio em suas lavouras.

O secretário Desenvolvimento Econômico e Inovação, Élvio Gianni, destacou a importância da ação para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador, trazendo soluções com novas formas de pensar. “Essa é uma oportunidade para que esses jovens possam trazer ideias disruptivas, através do conhecimento para soluções baseadas nas metodologias de inovação, criando senso de pertencimento. Ficamos muito contentes com o resultado, pois foram excelentes projetos apresentados em um curto espaço de tempo”, disse. Gianni também destacou o fato de a Escola Familiar Agrícola representar 35 municípios, regionalizando a ação e a manutenção dos jovens no campo.

O evento foi realizado nos Pavilhões da Festa da Uva, durante a 34ª Festa Nacional da Uva, e contou com apoio da Secretaria de Educação, Banco do Vestuário, Restaurante Tulipa, In Conect e Uniftec.

As mentorias aos grupos foram de Gabriela Guazzelli, Jéssica de Souza (professora da EFASERRA), Lucas Wolff de Matos, Sheila Rosa, Fernanda Flores e Gustavo Gregory.